terça-feira, 10 de novembro de 2009

I - DEFINIÇÃO DO PROJETO

Nesta parte iremos abordar as tarefas iniciais da concepção do hotel, abordando estudos de viabilidade econômica, obtenção de recursos, demonstrativos da capacidade de pagamento de financiamentos, estudo das potencialidades do local pretendido, conhecimento da concorrência, definição do tipo de serviço que será oferecido, projeto arquitetônico, aspectos tributários e exigências legais de um modo geral.

Obviamente que o projeto dependerá da quantidade de recursos disponíveis. Entretanto, deve-se levar em conta a necessidade do tipo de serviço na localidade onde se pretende se estabelecer. Existem de forma bem abrangente, dois tipos de hotéis: os voltados para turistas e os destinados ao público empresarial. Vale à pena se ter um estudo das necessidades de serviços oferecidos antes de se definir o tipo de hotel a ser explorado. A potencialidade industrial e/ou comercial de uma localidade, sua distância em relação a outros centros urbanos, o serviço de transporte aéreo, infra-estrutura de eletricidade, água, proximidade de facilidades como shoppings, facilidades de acessos, segurança pública, a quantidade de leitos oferecidos pela concorrência entre uma série de outras preocupações são pontos importantes para a escolha do tipo de serviço a ser oferecido, embora que nenhum desses pontos sejam fundamentalmente eliminadores de sucesso, pois existem outros diferenciais compensadores, que veremos mais adiante.

O primeiro passo importante de um investidor é contratar um profissional especializado e experiente em implantações, objetivando a sua participação desde o início, para acompanhar, interferir e nos projetos arquitetônicos antes da sua execução, para que não hajam modificações futuras para a adequação à operacionalização das atividades. Percebam que um hotel, um hospital, uma indústria e um escritório tem bastidores diferentes. Obviamente por mais que se imagine um hotel com quartos, recepção e restaurante, por trás de cada atividade existem diversas atividades que devem funcionar perfeitamente para que a empresa como um todo não seja afetada. Do dimensionamento de uma cozinha, por exemplo, de conformidade com o tamanho do restaurante, da escolha de seus equipamentos, de suas localizações, dependem pontos de eletricidade e água. È comum quando não se tem um profissional desde o início existir o atraso das obras de construção, em função de modificações percebidas posteriormente, ou ainda a imperfeição dos serviços oferecidos, ocasionando despesas futuras muito maiores do que o investimento de uma contratação em tempo adequado de um expert.

Levando-se em conta que foi definido o tipo de serviço a ser oferecido, cabe ao profissional tomar conhecimento de todos os assuntos relacionados. A análise do projeto de construção é sua primeira tarefa. Devem ser examinadas a existência de todas as áreas sociais, comuns e de serviço, suas dimensões, fluxo de circulação de pessoas e tipos e quantidades de equipamentos, móveis e utensílios que serão utilizados, para que se faça os devidos ajustes antes do início das obras.

Os equipamentos, móveis e utensílios também devem ser cuidadosamente definidos, levando-se em conta, de início, suas importâncias, eficácias e indispensabilidade, pois ainda não é hora de cotação. É comum em alguns casos o implantador recorrer a profissionais especializados para assessorá-lo em alguns ou vários pontos. Daí serão definidos os quantitativos.