terça-feira, 10 de novembro de 2009

IMPLANTAÇÃO DE HOTÉIS

A implantação de hotéis apresenta características diferentes em relação aos demais ramos de atividade. Dentre essas, se destaca a presença de diversos stakeholders capazes de influenciar de forma direta na configuração do empreendimento. Outra característica é a concentração dos processos de suprimento, principalmente no final de sua fase de implantação, devido à necessidade de disponibilizar os recursos específicos desse tipo de empreendimento, necessários a sua entrada em operação. Esse cenário diferenciado traz ao sistema de gerenciamento de suprimentos do hotel ações não usuais em outros tipos de empreendimentos, tais como: [a] um estudado processo de controle da baseline do empreendimento, [b] um abrangente processo de controle de escopo dos diversos fornecedores envolvidos, [c] necessidade de uma eficaz coordenação da logística de implantação e operacionalização do empreendimento, e por fim [d] a elaboração de um cronograma de atividades desde a fase de escolha do tipo de serviço a ser oferecido até os preparativos para a abertura. Nesse cenário, o objetivo deste guia é apresentar diretrizes para os processos de gerenciamento da logística na implantação de hotéis, como parte integrante dos processos do gerenciamento do empreendimento, com foco naqueles aspectos que diferenciam os hotéis dos demais empreendimentos.

Este guia de implantação de hotéis tem como objetivo munir o empreendedor hoteleiro de informações básicas e necessárias para a implantação de sua empresa. Entretanto ressaltamos que em hipótese alguma este guia dispensa a presença de um profissional experiente, que esteja à frente para executar a implantação, fazendo acontecer de forma adequada cada etapa do processo e gerenciar exceções, administrando mudanças e apontando os melhores caminhos para a finalização da implantação.

O guia é dividido em três partes:

• I - DEFINIÇÃO DO PROJETO
• II - ELABORAÇÃO DO CRONOGRAMA
• III - EXECUÇÃO