terça-feira, 10 de novembro de 2009

Notas e Cupons Fiscais

Os passos para a confecção das notas fiscais tem 04 etapas: layout, legislação, informática e confecção.

  1. Deve-se conceber um desenho da nota fiscal com todos os elementos necessários para atender os interesses dos clientes e que disponibilize informações úteis para futuras pesquisas.
  2. Deve ser apresentado o modelo desenhado da nota fiscal a um especialista contábil, afim de que o mesmo analise se todos os dados exigidos pelos órgãos públicos estão sendo atendidos.
  3. A seguir deve-se encaminhar o modelo aprovado para a empresa fornecedora do software de gerenciamento hoteleiro, para que seja verificado se o tamanho e layout se enquadram na configuração de impressões.
  4. Estando tudo aprovado basta escolher a gráfica para confecção. Existe pouca diferença de preço em relação a quantidades mínimas e quantidades superiores. Vale a pena prever uma demanda de utilização antes de se definir as quantidades.

Uma observação importante na confecção de notas fiscais é a época que se deve providenciar o serviço, pois as notas fiscais tem data limite para serem emitidas. Sendo assim não vale à pena tanta antecedência. As autorizações fiscais e toda a burocracia normalmente são providenciadas diretamente pelas gráficas que confeccionam as notas fiscais.

Os cupons fiscais são utilizados em pontos de vendas. Eles são as sínteses das comandas e são emitidos sempre no encerramento de um consumo. Sua emissão contribui para a emissão da nota fiscal sem erros no fechamento geral de um cliente, pois as dúvidas eventualmente apresentadas são resolvidas nos próprios pontos de vendas, quando é cortejada a assinatura do cliente.

O processo de implantação de cupons fiscais também deverá passar pela análise da assessoria contábil, para que sejam encaminhados aos órgãos sem problemas para autorização.

A aquisição da impressora fiscal deverá ser submetida ao departamento de informática para que seja confirmada a sua compatibilidade.