terça-feira, 10 de novembro de 2009

Manual de Procedimentos e Normas

É importante numa implantação que seja elaborado um manual de procedimentos e normas. Nele estarão relacionados todos os cargos, bem descritas todas as responsabilidades de cada um. Além disto todo o fluxo de tarefas com passo a passo das atividades poderá ajudar bastante como orientação e dirimir dúvidas no futuro.

EXEMPLO – Atribuições por cargos – Auditor Noturno

A função Auditor Noturno é lotada no setor Recepção e está subordinada diretamente à Gerencia de Recepção.

Principais tarefas do Auditor Noturno:
  • Receber o hóspede na chegada ao hotel e obter suas informações pessoais para fins de registro
  • Prestar-lhe as mais variadas informações sobre todo o funcionamento dos setores, horários de funcionamento, informações turísticas, distâncias do hotel, etc.
  • Encaminhá-lo ao apartamento para que sejam apresentas todas as facilidades do mesmo,
  • Estar à disposição do hóspede durante sua permanência no hotel, ajudando-lhe no que for preciso para tornar sua estada a mais agradável possível
  • Tomar providências necessárias junto a outros setores, com o objetivo de que a satisfação do hóspede esteja assegurada.
  • Realizar lançamento de débitos nas contas do hóspede, proveniente de despesas realizadas, bem como conferir a exatidão de tarifas aplicadas, de conformidade com os dados de reserva.
  • Realizar operações de caixa, no que se refere ao recebimento de valores em espécie, cheques e cartões de crédito e prestação de contas diária de suas operações.
  • Encerrar seu caixa de turno, emitindo o relatório de recebimentos de seu usuário e depositando em envelope no caixa boca-de-lobo juntamente com os valores recebidos.
  • Resolução de problemas relativos às suas atividades, através de providências próprias ou consulta à chefia imediata ou diretoria.
  • Responsabilidade pelo sigilo de informações quando (dados de hóspedes, tarifas do hotel,etc)
  • Cumprimento da jornada de trabalho estabelecida pela empresa, consoante à escala de trabalho apresentada nos horários estabelecidos.
  • Zelar pelo uniforme da empresa bem como apresentar-se ao posto de trabalho levando em conta a postura, posicionamento, apresentação pessoal adequados à função.
  • Realizar auditoria do movimento diário, efetuando a conferência dos lançamentos de comandas em contas de hóspedes
  • Realizar auditoria de tarifas de diárias aplicadas, de conformidade com o acordado nas reservas
  • Analisar suportes de pagamentos (vouchers, e-mails)
  • Rodar a auditoria do movimento do dia (anterior)
  • Organizar os recebimentos do dia de contas em cartões de crédito e emitir relatório para a controladoria, anexando ao relatório os respectivos resumos de cartões de crédito e comprovantes (slips)
  • Conferir as 2ª e 3ª vias das notas fiscais emitidas no dia e organizá-las para que sejam coletadas pela controladoria
  • Emitir listas de hóspedes para o café da manhã
ROTINAS DIÁRIAS
  • Ler o livro de ocorrências e se interar das ocorrências
  • Conferir e receber o fundo fixo da recepção;
  • Interar-se das reservas do dia
  • Conferir todos os lançamentos do dia (checar comandas)
  • Analisar suportes de pagamentos (documentos)
  • Verificar tarifas de diárias aplicadas
  • Gerar as diárias do dia
  • Rodar a auditoria
  • Gerar relatórios de caixa (a faturar, dinheiro, cartões de crédito, cheques, e de lançamentos por setores)
  • Passar o turno através do livro de ocorrências, registrando todos os fatos e providências que julgar importante.